Angorá Turco

AngoraPAÍS: Turquia
NOME EM INGLÊS:
ANCESTRAIS: Pêlos longos sem pedigree
ORIGEM: 1400
ÍNDOLE: Brincalhão e amistoso
OPÇÃO PÊLO CURTO: Nenhuma
TIPO DE PÊLO: Fino, sedoso e sem subpêlo.
OPÇÕES DE COR: Branco; preto; azul-creme; creme clássico rejado; creme clássico rajado-e-branco; mackerel azul-rajado; tortie preto-fumaça.
CARACTERÍSTICAS: O Angorá Turco tem a cabeça mais redonda e mais curta do que o Angorá, sendo menos oriental em seu tipo. Suas orelhas também s!ao menos salientes. A colocaração dos olhos no branco é variável, e é provável a ocorrência de surdez nas formas de olhos azuis.

AngoraQuando o Angorá começou a escassear, tanto em sua Turquia nativa quando no resto do mundo, o governo turco estabeleceu um programa de criação no Zoológico de Ankara, nos anos 1960, com a finalidade de reviver o antigo pretígio da raça. Os gatos excedentes desse programa foram adquiridos por outros criadores, sobretudo nos EUA. A primeira ninhada obtida fora da Turquia nasceu em 1963, mas só no final da década de 1970 chegaram tais gatos à Grã-Bretanha. Os Angorás Turcos são uma das mais antigas raças sobreviventes, e as linhagens devem ser mantidas puras para fins de reprodução.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Editora Chefe e Diretora de Conteúdo

 

* Texto originalmente publicado no portal Saúde Animal - www.saudeanimal.com.br